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ARESTAS

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Sobre As Moscas

De uma forma geral, a peça de teatro de Jean-Paul Sartre enquadra-se num momento histórico, isto foi, desde o aspecto histórico, o contexto da II Guerra Mundial, pois a peça data de 1943 , ao aspecto literário com uma vasta produção em torno do teatro, considerado por alguns ora drama ora tragédia grega, tal como refere António Braz Teixeira, no texto intitulado "O Teatro de Sartre Revisitado":

"A este propósito, não posso deixar de referir que se me apresenta como altamente discutível, senão mesmo contraditória ou paradoxal, a noção de "tragédia da liberdade" que Sartre usa para qualificar esta sua versão do drama de Orestes, já que a ideia de Fatum inelutável e inexorável, a que se encontram submetidos não só os homens como os próprios deuses, me parece constituir, desde a insuperada teorização aristotélica, um dos fundamentais elementos definidores do género trágico, enquanto a liberdade e a contingência caracterizam o drama, forma teatral própria do ciclo cristão" ( ver in Colóquio. No centenário do nascimento de Sartre. Jean-Paul Sartre. Uma cultura da alteridade. Filosofia e Literatura. Coord. Cassiano Reimão. pp. 54-55)

Vasta produção de que testemunham os autores como Claudel, Giraudoux, Montherlant, Anouilh.

Neste primeiro momento, a liberdade como base para o "ser ao mundo"  aparece comprometida nas seguintes palavras do pedagogo: " À présent vous voilà jeune, riche, beau, avisé comme un vieillard, affranchi de toutes les servitudes et de toutes les croyances, sans famille, sans patrie, sans religion, sans métier, libre pour tous les engagements et sachant qu'il ne faut jamais s'engager..."

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